Quem sou eu

Minha foto
Maceió, AL, Brazil
Auditor-Fiscal do Trabalho

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os posts mais lidos do mês de Abril / 2012

Meus amigos, a partir de hoje publicaremos os posts mais acessados no mês.
É uma forma de destacarmos aquilo que mais chamou a atenção do pessoal para que, se vc perdeu alguma coisa, possa se inteirar do que temos discutido aqui no blog.

Neste mês de abril de 2012, os posts mais acessados foram (basta clicar nos links para ser direcionado à página):


Se vc perdeu algum deles ou pretende relembrar alguma coisa que porventura esteja perdida em seu subconsciente (hehehe), a hora é essa!! =]

No mais, ficamos por aqui.
O nosso obrigado de sempre. Fiquem com Deus!
E até a próxima!!

Valeu, pessoal.
Até mais!

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****

terça-feira, 24 de abril de 2012

3º Churrasco Virtual


Pessoal, na segunda-feira, dia 23/04/2012, foi ao ar nosso 3º Churrasco Virtual - um bate-papo descontraído ao vivo com a participação de interessados na área da Segurança e Saúde no Trabalho.


Vc perdeu o encontro??


Calma... Não precisar envolver seu terapeuta nisso. hehehe :) Clique AQUIacompanhe, na íntegra, tudo o que rolou.


Nossa pauta foi a seguinte:

Dimensionamento do SESMT para estabelecimentos com mais de 5000 trabalhadores
Função x Adicional de Insalubridade
Mapa de Riscos

Resumidamente, qual foi o papo em torno de cada um desses temas?

1) Dimensionamento do SESMT para estabelecimentos com mais de 5000 trabalhadores

Apresentamos um exemplo de estabelecimento com Grau de Risco 3 com 14500 trabalhadores.
Mostramos que a 1ª coisa a ser feita é separar em "grupos" de trabalhadores que atendam à tabela do SESMT  para, só depois, fazer o cálculo, que fica assim:

5000: 8 TST + 2 EST + 1 AET + 1 ET + 2 MT (penúltima coluna da tabela)
4000: 3 TST + 1 EST + 1 AET + 0 ET + 1 MT (última coluna da tabela)
4000: 3 TST + 1 EST + 1 AET + 0 ET + 1 MT (última coluna da tabela)
1500: 0
TOTAL: 14 TST + 4 EST + 3 AET + 1 ET + 4 MT

Moleza!!

O link da NR-4 é esse:

2) Função x Adicional de Insalubridade

Demos o exemplo de um fisioterapeuta que trabalha numa clínica de tuberculose e de um que trabalha numa academia de ginástica dando aula de Pilates.
Acreditamos que tenha ficado bem claro que não é a Função que determina o recebimento do Adicional de Insalubridade, mas COMO essa função é desempenhada (no caso, a atividade).

Para os curiosos, segue o link da NR-15:

3) Mapa de Riscos

Para iniciarmos nosso raciocínio, mostramos em quais itens das NR's o Mapa de Riscos aparece (segundo a redação atual das mesmas):

NR-9 PPRA
9.6.2 O conhecimento e a percepção que os trabalhadores têm do processo de trabalho e dos riscos ambientais presentes, incluindo os dados consignados no Mapa de Riscos, previsto na NR-5, deverão ser considerados para fins de planejamento e execução do PPRA em todas as suas fases.

NR-5 CIPA
5.16 A CIPA terá por atribuição:
a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

Antigamente...

PORTARIA 25, DE 29/12/94
Art. 2º Incluir na Norma Regulamentadora n.º 5, item 5.16, a alínea "o" com a seguinte redação:

5.16 A CIPA terá as seguintes atribuições:
..........................................................................
o) elaborar, ouvidos os trabalhadores de todos os setores do estabelecimento e com a colaboração do SESMT, quando houver, o MAPA DE RISCOS, com base nas orientações constantes do Anexo IV, devendo o mesmo ser refeito a cada gestão da CIPA.
Parágrafo único - As orientações quanto à elaboração do referido MAPA DE RISCOS, a serem incluídas na NR-5, passam a fazer parte da presente Portaria , como ANEXO.

Comparação entre a redação atual e a redação de 1994 da NR-5:

Na redação atual, o Mapa de Risco aparece na alínea ‘a’:

5.16 A CIPA terá por atribuição:
a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;
  
Na antiga, aparece na alínea ‘o’:

5.16 A CIPA terá as seguintes atribuições:
o) elaborar, ouvidos os trabalhadores de todos os setores do estabelecimento e com a colaboração do SESMT, quando houver, o MAPA DE RISCOS, com base nas orientações constantes do Anexo IV, devendo o mesmo ser refeito a cada gestão da CIPA.
     Parágrafo único - As orientações quanto à elaboração do referido MAPA DE RISCOS, a serem incluídas na NR-5, passam a fazer parte da presente Portaria , como ANEXO.

Na redação atual, a alínea ‘o’ é assim:

5.16 A CIPA terá por atribuição:
o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de
Acidentes do Trabalho – SIPAT;


Deu prá perceber que, na redação atual, não existe nenhum anexo que determine como o Mapa de Riscos deve ser montado, certo??

Os links são esses:

NR-9:

NR-5:

Portaria 25, de 29/12/94:

Pelo post a coisa toda pode parecer meio confusa mas, assistindo ao vídeo, certamente tudo ficará mais tranquilo.

Ficamos por aqui!!
O abço de sempre. Fiquem com Deus.

E até a próxima!!
Valeu pessoal! Até mais!!

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****

terça-feira, 17 de abril de 2012

2º Churrasco Virtual

Meus amigos, na noite de segunda-feira, dia 16/04/12, rolou nosso 2º Churrasco Virtual (clique AQUI e acompanhe o bate-papo que foi ao ar).
Os temas abordados dessa vez foram os seguintes:

NR-35
Ato Inseguro
Concurso do Banco do Brasil

Pela NR-35, abordamos o texto da Norma, a NR Comentada e também falamos um pouco da NR-1.
Com relação ao Ato Inseguro, sugerimos que fosse revisado nosso post referente à Vídeo-Aula 53: Análise de Acidente de Trabalho.
Já com relação ao Concurso do BB, vc vai precisar assistir o vídeo do encontro para saber o que rolou (rs...).

Como mensagem final, destacamos o que consta em Dt, 22:8.
É a Segurança no Trabalho no setor da Construção Civil presente na Bíblia!! =]

Pessoal, acho que, resumidamente, foi isso.
Um bate-papo de uns 30 minutos mais ou menos que reuniu gente de todos os cantos desse país. Show de bola!!

No mais, um forte abço a todos.
Fiquem com Deus. 
E até a próxima!!

Valeu pessoal.
Até mais!!

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****

terça-feira, 10 de abril de 2012

A churrasqueira foi acesa!!

Meus amigos, na segunda-feira, dia 09/04/2012, tivemos o nosso primeiro Churrasco Virtual.
A churrasqueira funcionou que foi uma beleza!! rs...

Muitos companheiros nos acompanharam ao vivo do Rio Grande do Sul, do Rio, do Ceará, de São Paulo, do Piauí, de Minas, enfim... teve gente de tudo quanto é estado deste nosso Brasilzão!!
E é justamente essa participação ativa através do Twitter e do Facebook que nos incentivam a continuar.

Muito obrigado a todos. De coração!!

Para quem não pôde acompanhar ao vivo, a cobertura oficial do evento (hehehe) já está disponível na net.
É só clicar AQUI e acompanhar nossos 30 minutos de bate-papo (conversa jogada fora de verdade!!).

Na inauguração da nossa churrasqueira tratamos dos seguintes assuntos:
- Pq montar o bate-papo ao vivo;
- Pq as vídeo-aulas foram interrompidas;
- Vídeo-Aulas sobre as NR's 11, 22, 30, 31, 32, 33, 34 e 35;
- Arquivos disponibilizados para download em nosso site;
- Pesquisas aqui no Blog; e
- Acidente com um ator durante a encenação da Paixão de Cristo (clique AQUI para maiores detalhes).

Ao final do encontro, rolou até uma mensagem relacionada à área de SST.
Muito boa pra gente parar prá pensar em coisas que, às vezes, passam despercebidas no nosso dia-a-dia.

Pessoal, acho que é isso.
O 2º Churrasco Virtual já tem dia e horário marcados: segunda-feira, 16/04/12, às 20:00h num computador mais perto de vc.
Nos vemos lá!!

O abço de sempre.
Fiquem com Deus.
E até a próxima!! Tchau!

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****

sábado, 7 de abril de 2012

Churrasco Virtual

Pessoal, hoje vamos aproveitar o espaço do Blog para divulgarmos nosso novo projeto.
Estamos falando do "Churrasco Virtual".


- Mas afinal de contas, de onde saiu esse nome??


Qual cena SEMPRE encontramos num bom churrasco?
Amigos jogando conversa fora e falando de tudo um pouco, certo? Política, economia, futebol, religião...

A ideia, aqui, é a mesma: falarmos, de forma bem descontraída (afinal, estamos entre amigos), do dia-a-dia da Segurança e Saúde no Trabalho: novidades, fatos que marcaram, direitos e deveres, acidentes, eventos.

- Mas vc não disse de onde saiu esse nome!!

Várias vezes já recebemos (de brincadeira, evidentemente) convites para churrascos de finais de semana, de fim de semestre e de formatura das turmas de estudantes que acompanham nosso trabalho.
Então pensamos: pq não trazermos os papos que rolariam nesses encontros aqui para a internet?

Foi daí que surgiu o projeto "Churrasco Virtual".
Todas as segundas-feiras, às 20:00h, estaremos na twitcam para falarmos sobre a área de SST.
Aqueles que tiverem perfil no twitter poderão interagir conosco (para acessar nosso twitter, clique AQUI) mas, aqueles que preferem ficar de fora do microblog, também conseguem assistir o bate-papo ao vivo (embora sem interação).

O link para o bate-papo ao vivo sempre será postado no nosso perfil no Facebook e no Twitter.
O link de acesso ao vídeo gravado será divulgado aqui no blog para quem não teve a oportunidade de acompanhar ao vivo.

Serão bate-papos de 20, 30  minutos no máximo e, para aumentar a interatividade, estaremos recebendo, sempre, sugestões de temas pelo e-mail sabino.sst@gmail.com
Basta enviar um mail com o título "sugestão churrasco", "sugestão twitter" ou coisas do tipo e, ao longo do mail, sugerir um tema para o encontro: uma nova NR, uma matéria que foi destaque, um comentário no Face, um post aqui no blog.

O objetivo é deixar a coisa o mais participativa possível: do mesmo jeito que acontece em todo bom churrasco!!

E, para sanar as dúvidas de como as coisas funcionarão, deixo aqui o link de quando estávamos aprendendo a usar a twitcam.
Eu sei, eu sei... tosco (confesso!!) rs...
Mas só assim vcs verão que, se nós conseguimos, vcs também conseguirão.
Moleza!! =]

É só clicar nesse link: http://twitcam.livestream.com/9f2jc
(só lembramos que, por mais que pareça que o vídeo está ao vivo, ele foi gravado no sábado, 07/04/12, por volta das 14:30h).

É isso aí, pessoal. A ideia está lançada.
O nosso mais sincero OBRIGADO a quem participou do início da ideia.
Sem a ajuda de vcs nós não teríamos conseguido! De verdade!!

O abço de sempre.
Fiquem com Deus!
E até o próximo Churrasco Virtual!! =]
Tchau! 

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****