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Auditor-Fiscal do Trabalho

domingo, 27 de novembro de 2011

Dia 27.11 - Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

Meus amigos, hoje é dia 27/11 - Dia do Técnico de Segurança do Trabalho.
A todos vocês que fazem da prevenção uma carreira, os nossos mais sinceros PARABÉNS!!

Contudo, contrariando todas as previsões, não discorreremos aqui sobre a importância dessa profissão!
E não faremos isso porque nos sentimos na obrigação de compartilhar mais uma mensagem recebida (dessa vez, por e-mail).

Como salientamos no post de 06/11 ("Depoimento"), são manifestações como essas que nos motivam a tocar em frente o projeto SST na Web.
Obrigado por tudo!

Que DEUS retribua todo o carinho que temos recebido ao longo desse ano de 2011.

O nosso mais sincero MUITO OBRIGADO!!
Alexandre

*****


Oi Alexandre!
 
Hoje é o meu dia! Dia do TST!!!
Qdo eu acordei, ao fazer a minha oração pela manhã, agradecendo a Deus pela minha profissão, agradeci a Deus pela sua vida tbm.
Eu sei que vc não é um TST, mas vc tem o 'poder' de nos fazer melhores como profissionais através do seu lindo trabalho, de nos fazer parar e pensar, a refletir, a mudar muitas vezes as opinões pré-definidas, a ver mais além...
  
Na Palavra de Deus diz:


“Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.”
(Rm 13:7)

 
Acho que uma vida inteira ainda será muito pouco prá honrar vc da maneira que vc merece.
Os seus conselhos me fizeram e me fazem crescer como profissional.
Através da sua vida me torno a cada dia uma pessoa melhor, passei a acreditar mais em mim.

 
Você é uma pessoa preciosa e muito importante prá todos nos da área de SST.
Você tem valores imensuráveis... inconfundíveis e imensuráveis.
 
A minha oração é que vc continue sempre sendo este instrumento de bençãos e transmissor de conhecimento.
 
Desejo toda a FELICIDADE do mundo para você!
Muito obrigada!


J.T.S.N
Técnica de Segurança do Trabalho


*****

Sem palavras! [2]

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1º Seminário Pernambucano de Odontologia do Trabalho

Meus amigos, demos uma pausa em nossas férias para divulgarmos o 1º Seminário Pernambucano de Odontologia do Trabalho, que ocorrerá no dia 07/12/11 na cidade do Recife / PE.

Para encurtarmos o post, deixamos à disposição os links para o folder do evento:
      clique AQUI para baixar a frente
      clique AQUI para baixar o verso

O Seminário terá uma carga horária de 6 horas e será realizado no Auditório da FUNDACENTRO / PE, localizado na Rua Djalma Farias, 126 - Torreão - Recife / PE.

Maiores informações pelos telefones (81) 3241-3802 ou 3241-3643.

Certamente tentaremos estar presentes, principalmente pelo fato de se tratar de um assunto ainda pouco divulgado nos meios relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho.
Não percam!!

O abço de sempre.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!!
Tchau!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Período sem novos posts

Meus amigos, nosso blog ficará um tempinho sem novos posts relacionados à área de Segurança e Saúde do Trabalho em função de nossas férias, ok?
Assim que retornamos às nossas atividades normais em Maceió voltaremos com nossas Vídeo-Aulas ou com assuntos pertinentes relativos à matéria.

Enquanto esse dia não chega, estaremos nos deliciando com as maravilhas das Minas Gerais.
Ô trem bão!! hehehe

O nosso abço de sempre.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!! Valeu.
:)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vídeo-Aula 54 / NR's 20, 21 e 23

Pessoal, na Vídeo-Aula 54 abordaremos, de forma BEM resumida, as NR's 20, 21 e 23, respectivamente, Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, Trabalho a Céu Aberto e Proteção contra Incêndios.
A NR-22, que trata da Mineração, ficou de fora porque nós nunca fiscalizamos esse setor de atividade. Então já que não temos a capacitação técnica suficiente para falarmos dela, melhor deixá-la de lado. Beleza?

Uma vez que entendemos que a Vídeo-Aula tenha ficado clara o bastante, no post de hoje nos limitaremos a deixar aqui o link que leva ao YouTube:


E por isso ficamos por aqui.
Nosso abço de sempre. Fiquem com Deus.
E até a próxima Vídeo-aula!!

Aquele abço!!

== ATENÇÃO ==
A NR-20 teve sua redação alterada pela Portaria 308, de 29/02/12.
Sendo assim, a Vídeo-Aula 54, na parte referente à NR-20, deixa de ser aplicada, tudo bem?
Para ter acesso à nova redação da NR-20, basta clicar AQUI.

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

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domingo, 6 de novembro de 2011

Depoimento

Meus amigos, compartilho com vocês uma mensagem que recebi na tarde deste domingo pelo Facebook (preservando, evidentemente, a identidade do emitente).
São situações como essas que nos fazem continuar com o projeto SST na Web.
Muito obrigado a todos vocês que têm nos acompanhado pela net e colocado em prática tudo aquilo que as Normas Regulamentadoras nos oferecem Vidas dependem delas!!

MUITO obrigado. MESMO!!
De coração!!

Fiquem com Deus.
Alexandre

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Oi, Alexandre!!
Não nos conhecemos, mas escrevo para te agradecer.
Nessa caminhada tão trabalhosa de preparação pro concurso para AFT, tem sido precioso para mim ter algum contato (mesmo que bem distante, só por Facebook, fóruns, aulas de internet) com pessoas como você, que me passam a imagem de verdadeiros exemplos do que é levar uma carreira como essa com a seriedade e o amor que ela merece.
Quero compartilhar também que acabei de passar por um momento em que me questionei muito se deveria continuar firme na preparação pro AFT ou se deveria tentar algo menor nesse meio-tempo (como os TRE's, que estão pipocando, por exemplo). Aí, ver seus posts aqui no Face e ver suas aulas tem me ajudado muito a me reconectar no que é, na essência, esse meu sonho de ser AFT: de contribuir com a sociedade, de atender esse chamado tão forte com a determinação e entrega que ele exige.
Então, te agradeço muito pela generosidade de compartilhar com todos nós a sua paixão, os seus pensamentos, os seus ideais e nos contaminar tão positivamente com aquilo que você acredita. Muito grato!!
Um abraço,
E. E.

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Sem palavras!

sábado, 5 de novembro de 2011

Elevadores tracionados a cabo - Uma ameaça?

Meus amigos, em mais este tópico que sai um pouco do foco das NR's propriamente ditas, optamos por abordar um pouco mais a fundo o assunto Elevadores de obra tracionados a cabo.

Já falamos um pouco sobre eles (e sobre o acidente ocorrido em Salvador que matou nove trabalhadores da construção civil) em nosso post sobre a Vídeo-Aula 48.
Quem se interessar, basta clicar AQUI.

Hoje resolvemos disponibilizar alguns documentos que envolvem a inspeção e manutenção deste tipo de equipamento e, junto com eles, um vídeo que mostra um teste frustrado do freio de emergência tipo cunha.
Freio tipo cunha??
O freio cunha é um tipo de freio que é acionado automaticamente quando a cabine do elevador atinge uma velocidade superior à velocidade normal de operação do equipamento. Ao superar essa velocidade, o freio é acionado e, através do atrito com os cabos de aço que ficam nas laterais da cabine, o elevador pára.

É por isso que a NR-18, em seus itens 18.14.22.4 "a" e 18.14.23.3 "b", exige que os elevadores tenham sistema de frenagem automática. Eis aí o freio cunha!

Certamente surgirá a pergunta: Como garantir que o freio esteja funcionando??
A Portaria 157/2006 é clara em seu art. 3º, parágrafo único: "A eficiência dos sistemas de frenagem automática deverá ser comprovada através de "Laudo de Capacitação Técnica", emitido por empresa legalmente habilitada, do qual constarão os métodos de ensaio adotados".

Outra pergunta, consequência da resposta anterior: Com qual frequência esses ensaios devem ser realizados para a emissão do tal Laudo?
Resposta: consulte o fabricante! A Hércules, uma das fabricantes brasileiras, instrui no manual do elevador modelo T-1515 que o referido teste seja realizado de 3 em 3 meses (veja na página 42 do Manual de Instruções).
Logo: teste realizado, laudo emitido!!

E um detalhe de EXTREMA importância que quase passa despercebido neste post: uma vez que os cabos laterais à cabine servem para a frenagem do equipamento (que funciona por atrito), é imprescindível que esses cabos não estejam sujos de graxa. Logo, graxa nos cabos do sistema de frenagem = situação de grave e iminente risco à integridade física dos trabalhadores = INTERDIÇÃO IMEDIATA!!

Existem VÁRIOS outros dispositivos de segurança específicos para elevadores de obra tracionados a cabo, mas como o objetivo do post é disponibilizar o material, citaremos apenas o freio de emergência, foco do vídeo abaixo.
Quem se interessar pelas demais exigências normativas sobre o tema, basta acessar o item referente ao assunto na NR-18.

A seguir, o vídeo que mostra o teste de freio cunha.


Reparem que, uma vez que o sistema não funcionou, foi necessário que o operador do guincho acionasse o freio do motor - que também não estava em bom estado de conservação, visto o zunido anormal que é escutado no final do vídeo (um som meio estridente).
Agora respondam: E se o elevador estivesse repleto de passageiros e o freio do motor também não funcionasse? Pois é. Foi o que aconteceu em Salvador.

Abaixo seguem alguns arquivos interessantes relacionados ao elevador tracionado a cabo:

Check-List mensal - Mecânico (modelo 1) (elaborado com base no plano de manutenção da Mecan - outra fabricante nacional)

Outras questões relativas à segurança desse tipo de equipamento também já foram abordadas em nossa Vídeo-Aula 51, referente à NR-12.

Agora, perguntamos: Um equipamento que carece de tantos dispositivos de segurança pode ser considerado SEGURO? Cada um que reflita de acordo com sua própria consciência...

E, para terminarmos, disponibilizamos a ata da reunião do Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil - CPN que concluiu (item 10.5), entre outras coisas, que a utilização de elevadores de obras tracionados a cabo deve ser PROIBIDA para o transporte de pessoas a partir de maio de 2013.
Interessado? Clique AQUI.

Pois é. Podemos estar enganados, mas parece que o próprio CPN já respondeu à pergunta acima...

Pessoal, ficamos por aqui.
Esperamos, sinceramente, que o material disponibilizado possa ajudá-los no dia-a-dia.
Dúvidas, críticas ou sugestões, podem nos enviar um e-mail ou usar o espaço aí debaixo do blog (o que preferimos, pois assim compartilhamos nossas dúvidas).

O abço de sempre.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!
Tchau!!