Quem sou eu

Minha foto
Maceió, AL, Brazil
Auditor-Fiscal do Trabalho

terça-feira, 29 de março de 2011

Vídeo-Aula 19 / Eletricidade

Pessoal, nosso 19º encontro fala sobre a NR-10 / Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
Uma vez que no vídeo eu não comento tudo sobre a Norma, deixo um link para quem quiser acessá-la na íntegra.
Aos interessados, basta clicar AQUI.

No nosso site há uma NR-10 Comentada disponível para download - material muito bom, principalmente para estudantes que estão tendo os primeiros contatos com as Normas da área de SST e para profissionais da área que procuram material que aborde o lado prático das NR's.
Clique AQUI para baixar o documento.

No menu Publicações, vocês encontrarão uma Manual de Treinamento da NR-10 do CPNSP.
Para baixá-lo, basta clicar AQUI. É um documento grande (tem mais de 40 mega), mas é um manual muito bom e bastante detalhado. Vale à pena!!

O link para a Vídeo-Aula 19 no Youtube é esse:
(para uma melhro visualização do vídeo, clique no canto inferior direito da imagem)


Como menciono no vídeo, segue abaixo o link que dá um exemplo do que é o Arco Elétrico, risco existente nos sistemas de Alta Tensão:
(para uma melhro visualização do vídeo, clique no canto inferior direito da imagem)


Gostaria de destacar outra coisa: às vezes, um excesso de zêlo na defesa da categoria pode levar a conclusões divorciadas da realidade. A NR-10 é clara quando determina que a capacitação deve ser feita por profissional legalmente habilitado que tenha curso específico na área elétrica. Logo, por mais que existam Técnicos de Segurança do Trabalho com grande experiência e competência na área de SST, sem um curso específico na área elétrica, não há como conceder-lhes atribuições de capacitação. Na vídeo-aula eu comento bem detalhadamente o assunto.
Tenho certeza absoluta de que todos compreenderão sem maiores dificuldades.
Termino meus comentários por aqui, deixando todas as ferramentas disponíveis para contato: Orkut, Facebook, Gmail e Twitter.
Quam preferir pode deixar um comentário aqui mesmo no Blog, ok?

O meu obrigado a todos.
Fiquem com Deus!!

E até a próxima!!!

*****

ACIDENTE: em 30.03.2011, na cidade de Arapiraca (2ª maior cidade do Estado de Alagoas), ocorreu um acidente gravíssimo envolvendo um dos funcionários da Eletrobras Alagoas, companhia energética local.
O momento do resgate foi filmado por um observador e postado no YouTube.
Uma reportagem sobre o assunto, bem como o vídeo da hora do resgate, podem ser acessados clicando AQUI. Atenção: o vídeo contém cenas fortes!

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****

11 comentários:

  1. E aí Alexandre, muito bom mesmo me fez relembrar quando fiz o curso específico NR 10 esse curso foi muito proveitoso, pude aprender na prática como elaborar um plano de segurança em instalações elétricas tanto em BT quanto AT. Infelizmente no curso de tst não temos a oportunidade de ter a parte prática é mais teoria.
    Parabéns, muito boa a Vídeo-Aula.
    Forte abraço! é isso aí kra

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM O SEU TRABALHO DE ESCLARECIMENTO PRA NÓS QUE SAMOS TST,VC COM UMA GRANDE CAPACIDADE DE UM A.F.T. E MOSTRADO AS NRs PRA TIRAR VARIAS DUVIDAS...........PARABÉNS E MUITA LUZ DIVINA NO SEU CAMINHO E UM GRANDE ABRAÇO.................

    ResponderExcluir
  3. E ai meu amigo, tudo bem! Rapaz vc está de parabéns com esté seu trabalho.Sou recem formado em TST e estou comerçando a atua na areá agora, todos os seus videos são muito esclrecedores e tem me ajudado muito com as duvidas que aparece no dia-a-dia.Fico feliz por saber que ainda exista pessoas com boa vontade de ajudar as outra, e que não querem quardar o conhecimento só para si.
    Que DEUS te abençoe!!!!!!!!!!! E até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre,

    Boa noite, Muito se fala em um curso que habilita o tst a ministrar um curso de nr 10! vc tem conhecimento sobre esse curso??? realmente apos fazer esse curso um tst pode ministrar o curso ????

    ResponderExcluir
  5. Fabio,
    quando vc diz "curso de nr 10" vc está querendo dizer "capacitação"?? Pq se essa for a sua intenção, só mesmo o Profissional Legalmente Habilitado (e autorizado) pode dá-la.

    E lembre-se:
    PLH = qualificado + registro no conselho de classe
    Qualificado = curso específico na área elétrica

    Logo, se o TST concluir um curso específico na área elétrica através do sistema Oficial de Ensino e fizer o seu registro no conselho de classe, ele passa a ter a habilitação legal para dar a capacitação exigida pela NR10 (mas não pq ele é TST, mas pq conpriu os requisitos para ser um PLH). Entendeu??

    Forte abço!!

    ResponderExcluir
  6. o Curso que muito se fala, não e especifico De NR 10, segundo o pessoal, um simples tst faz esse curso e apos concluir estar habilitado a ministrar treinamentos de nr 10, Pela sua resposta acima, ja conclui que se se o cara não for qualificado não pode ministrar o curso!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu trabalho!
    Faço um convite para conhecer o meu.
    http://helox8.blogspot.com/
    Um abraço
    Heloísa Ximenes

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Sou Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Eletrônica. Eu posso dar a capacitação em NR 10?

    ResponderExcluir
  9. Protesul,
    conforme mencionado na Vídeo-Aula, a capacitação somente pode ser dada pelo profissional legalmente habilitado na área elétrica, ou seja, pelo profissional que tenha curso específico na área elétrica (reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino) com o devido registro no Conselho de Classe.

    E como não saberia te dizer se o curso técnico em eletrônica entra no que a Norma chama de "curso específico na área elétrica", seria interessante que vc fizesse esse questionamento por escrito à unidade do MTE mais próxima de vc anexando a grade do curso.

    Depois conte prá gente o resultado, ok?
    Abços e bom trabalho!!

    ResponderExcluir
  10. Protesul, voçê quer saber se vc como TS pode dar capacidade na aplicação da Nr10, bem a Nr 10 como diz no site de sabino em um otimo video resumido e tb na edição mais nova 67° da editora atlas,diz quê a Nr 10 são Regras de "prevenir" e "minimizar" os riscos com trabalho em eletricidade, Voçê como tecnico formado em segurança do trabalho pode SIM dar um treinamento de capacitação em NR10 e emitir certificado, desde que seja dentro de uma empresa estabelecida legalmente dentro dos padroes de ensino de qualidade, lembrando que, vc pode dar capacitação em PREVENÇÂO e não em CONTATO DIRETO, como o sabino disse, apenas aqueles que forem qualificados,habilitados na ares eletrica poderam dar treinamentos para a capacitação ao funcionario. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir