Quem sou eu

Minha foto
Maceió, AL, Brazil
Auditor-Fiscal do Trabalho

quinta-feira, 3 de março de 2011

Vídeo-Aula 12 / CIPA [2]

Pessoal, a 3ª Vídeo-Aula sobre CIPA.
Vocês já devem estar cheios!! (e eu também! rs...)

Acontece que a CIPA é uma 'entidade' de extrema importância dentro da normatização de proteção ao trabalho e, por isso, optei em despender um pouco mais de tempo falando sobre ela.

Como mencionado no vídeo, seguem os itens obrigatórios para o treinamento da CIPA (ou para o treinamento do designado):

*****

5.33 O treinamento para a CIPA deverá contemplar, no mínimo, os seguintes itens:

a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
b) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
c) noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
d) noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS, e medidas de prevenção;
e) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
f) princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; e
g) organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

*****

Abaixo vocês têm o link com o YouTube:


Fico por aqui.

Um forte abço a todos.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!!

*****

Um recado importante a quem pretende fazer concurso público: NÃO aconselhamos que nosso blog, site e vídeo-aulas sejam usados como ferramentas de estudo para esses tipos de provas, ok?
Eles têm por objetivo apenas a divulgação do lado prático das NR's.
O Edital sempre deve ser obedecido à risca e, certamente, nosso material não constará entre o Conteúdo Programático.

*****

10 comentários:

  1. Já que a NR5 não me diz isso, gostaria de saber, na sua opnião, qual o momento correto para se levantar o número de funcionários para dimensionar a CIPA. Exemplo:
    - No lançamento do Edital de Abertura, a empresa tem 100 funcionários.
    - No dia exato da eleição e apuração, a empresa já possui 150 funcionários.
    - No dia da posse, a mesma empresa contratou mais 100 funcionários, tento um total de 250.

    Nesse caso, que momento deverei considerar pra realizar o dimensionamento?

    ResponderExcluir
  2. Leonardo,

    deixarei para responder sua dúvida na próxima Video-Aula, que falará justamente sobre o Processo Eleitoral, ok?

    Abços e até breve!!

    ResponderExcluir
  3. Então vai outra. Quanto a falta justificada, deve-se aceitar somente aqueles que constam no artigo 473 da CLT, ou a comissão em si pode aceitar outras situações (Quando a empresa tem vários turnos, certos membros deixam de comparecer pela reunião ser bem na hora que eles devem estar dormindo e/ou quando o empregador exigem que o funcionário realize uma viagem a trabalho bem no dia da reunião).

    ResponderExcluir
  4. Leonardo,

    ambos os casos citados por você eu entendo que são boas justificativas.
    Nesses casos, deverá prevalecer o bom senso da Comissão.
    Pelo menos essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem me tira uma duvida eu comecei a trabalhar agora como tst e estou com uma frente de serviço em uma costruçao com 80 funcionarios e a nr18 fala que tem q forma cipa qundo a empresa ficar acima de 180 dias eu espero passar os 180 dias ou começo antes de vencer o prazo muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. segurançano,

    a CIPA deve ser formada tão logo o número mínimo de trabalhadores seja atingido.
    Logo, o processo eleitoral deve ser iniciado imediatamente!!

    Abços e bom trabalho!!

    ResponderExcluir
  7. olá, qnto a pergunta de nossa amiga seguranço, ela quis dizer que: se a empresa ficar até 180 dias nessa frente de trabalho, então não precisará de cipa? abraços.

    eu sou Darlene estudante de tst. mande-me resposta, será que estou enganada?. abraços.

    ResponderExcluir
  8. Darlene,
    abordaremos a CIPA da construção civil quando falarmos da NR-18, ok?

    Abços e obrigado!!

    ResponderExcluir
  9. no caso de contrutoras como funciona a cipa, trabalho em uma e tenho duvidas qnto ao processo de eleição, pois tenho uma rotatividade muito grande colaboradores como devo agir?

    ResponderExcluir
  10. jaqueline,
    sua resposta está em nossa Vídeo-Aula 44, que trata da CIPA na Construção Civil:
    http://sabino-sst.blogspot.com/2011/08/video-aula-44-cipa-na-construcao-civil.html

    Espero que encontre as respostas que procura.
    Abços e bons estudos!!

    ResponderExcluir